sábado, 26 de maio de 2007

ESTADOS DA FEDERAÇÃO QUEREM ELEVAR SEU ENDIVIDAMENTO

* Dívida de 14 estados já pode ser aumentada

Os governadores de São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB, são os principais interessados na elevação do endividamento dos estados.

São pré-candidatos à sucessão presidencial de 2010 e querem dar visibilidade às suas administrações com obras financiadas por novos empréstimos, o que aumentaria ainda mais o já alto comprometimento das finanças de seus estados, duas das maiores economias do País.

Na barganha política com o Palácio do Planalto, usam o apoio de suas bancadas para aprovação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Desvinculação das Receitas da União (DRU), de interesse da União e que vencem no fim do ano.

Há, no entanto, 14 estados - Acre, Amazonas, Ceará, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins - que já poderiam contrair novos empréstimos por cumprirem as condições na legislação.

É provável que até dezembro Bahia e Piauí se enquadrem nelas. Esses estados têm dívidas inferiores ao limite atual, de uma vez a receita líquida real anual.

Outras sete unidades da federação (São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Alagoas) destoam do comportamento dos demais, com dívida financeira superior a 1,7 vez a receita líquida real.

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

Nenhum comentário: