domingo, 12 de abril de 2009

Aumento de gastos com servidores em Estados e capitais supera inflação

da Folha Online

Hoje na Folha Entre 2006 e 2008, governadores e prefeitos ampliaram gastos com o funcionalismo público a taxas superiores à inflação, mostra levantamento publicado em matéria de Gustavo Patu na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Enquanto a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação, ficou em 10,6%, as despesas com funcionários do Executivo aumentaram 25,2% nos Estados e 26% nas prefeituras das capitais

O quadro é percebido nas administrações de governadores e prefeitos que fazem lobby por pacotes de socorro federal e inclui partidos como DEM e PSDB, que atacam a [expansão da folha de pagamentos do governo Lula], de 26,2% nos dois anos.

O governo de São Paulo, sob administração do tucano José Serra, responde por crescimento de 25% da folha paulista até o ano passado. O também tucano governo mineiro, de Aécio Neves, registrou alta de 33,2%. No governo do Distrito Federal, comandado por José Roberto Arruda (DEM), o crescimento bateu 41,9%.

No âmbito das prefeituras, na paulista, comandada por Gilberto Kassab (DEM), os gastos cresceram 29,9%.

As justificativas ficam por conta da recomposição de salários defasados, da ampliação de serviços de saúde, educação e segurança e da valorização dos recursos humanos.

Nenhum comentário: