terça-feira, 24 de abril de 2012

Escola de Milão dará 2 cursos de design no Acre (Josias de Souza)

O governo do Acre firmou um convênio com a Politécnica de Milão. Prevê que a escola italiana enviará professores ao Brasil, no mês que vem, para ministrar dois cursos de design de móveis a um grupo de 30 marceneiros acreanos.

O acordo foi assinado durante o Salão Internacional do Móvel de Milão, a mais festejada feira mundial do setor, encerrada no sábado (22). Acertou-se também que, em 2012, o a escola receberá nove alunos do Acre, em regime de intercâmbio.

“Eles têm a técnica e não dispõem de matéria prima. Nós temos a madeira e não dominamos as melhores técnicas. Nossa ideia é juntar as duas pontas, apredendo com quem entende”, disse ao blog o governador acreano Tião Viana (PT).

Neste ano, em evento paralelo à feira de móveis, realizou-se em Milão uma exposição de arquitetura, decoração e artesanato. Coisa organizada pela Câmara do Comércio da Itália.

A convite da Brazil S/A, empresa paulista, montaram estandes em Milão, além de empresários, os Estados do Acre (móveis como a cadeira da foto, tacos, roupas, flores ornamentais e borracha), do Ceará (rendas) e a cidade de São Paulo, que deve sediar o cultuado salão de Milão no ano de 2020.

Houve um dia dedicado ao Acre. Tião Viana vendeu o seu peixe para empresários europeus. Convidou-os a investir na recém-inaugurada ZPE (Zona de Processamento de Exportação), situada na cidade acreana de Senador Guiomar.

Segundo contou ao repórter, Tião injetou a China na conversa. Disse que os chineses investem, hoje, US$ 130 bilhões na África. Fazem uma exploração predatória. “Levam a matéria prima e não deixam nada.”

O governador afirma que deseja para o pedaço de floresta amazônica assentado no Acre um destino diferente. “A ZPE propicia a isenção de tributos –zero para importar e zero para exportar”, diz ele.

“O que queremos é despertar o interesse dos investidores para desenvolver os produtos da floresta de maneira sustentável, trazendo o dinheiro para as parcerias e deixando aqui empregos e conhecimento.” Segundo Tião, um grupo de empresários europeus visitará o Acre, em missão exploratória, no mês de setembro.

Nenhum comentário: